top of page

ANCIÃOS - QUE ATITUDE TOMARÃO?

É rara a semana ou mês, em que notícias nos media, não tragam reportagens sobre escândalos de pedofília em congregações das Testemunhas de Jeová. Muitas destas notícias dão conta de que muitos destes casos poderiam ter sido evitados, se os anciãos tivessem tomado a posição corajosa de denunciar tais casos às autoridades atempadamente. Também percebo, como ex-ancião, que um ancião está vinculado a um sigilo rigoroso com respeito ao que se passa portas-a-dentro na congregação e este sigilo imposto pela Organização é mantido a todo o custo. Quando se é leal e acredita-se na religião que professamos e na sua autoridade, muitas das vezes aquilo que seria moralmente correto e lógico de fazer, torna-se errado como se fosse um pecado aos olhos de Deus. Isso acontece principalmente, quando aqueles em quem depositamos a nossa confiança e crédito, afirmam que antes de se obedecer aos homens, deve-se respeitar a autoridade designada por Deus. No entanto, pensemos um pouco.

  • Que base bíblica existe para que alguém acusado de violar uma criança ou molestá-la sexualmente, não seja denunciado às autoridades?

  • Que base bíblica existe que oriente os anciãos congregacionais a ocultarem das autoridades tal potencial perigo para a sociedade e principalmente para outras crianças com quem o indivíduo tem contato, ocultando dos pais o conhecimento sobre tais pessoas nas congregações?

  • Que base bíblica existe que leve anciãos a pressionar ou pelo menos a orientar os pais a não fazerem queixa às autoridades e a “deixar nas mãos de Jeová” qualquer sentimento de justiça, como tem acontecido ao longo dos anos?

Encontram algum texto ou passagem bíblicos, sequer um princípio, que leve a tal conclusão?

Dificilmente o poderão encontrar, a não ser que distorçam textos ou princípios que são usados relativamente a situações de relacionamento social “normal” ou entre membros congregacionais que têm algum tipo de “quezília” entre si.

A única razão pela qual os anciãos não reportam o assunto às autoridades, tem apenas como objetivo proteger a imagem da organização perante a comunidade. A organização recorre à regra bíblica das “duas testemunhas” apenas como escape para a sua própria responsabilidade e para se proteger do mau nome.

Sabemos bem como isso tem causado muito mais mal que bem para a mesma e principalmente para as crianças inocentes dentro das congregações.

Este último caso é apenas a ponta do icebergue. 1

O caso da Candace Conti comparado com este caso é quase irrelevante, quando se vê o historial deste indivíduo e o seu contínuo abuso de crianças e, mesmo sabendo disso, ter sido designado servo ministerial e ancião, perpetuando os abusos ao longo dos anos. Não será de estranhar que a Organização tenha pago milhões de dólares às vítimas num acordo extra-judicial, de forma a calar uma potencial mancha na sua pretensa impoluta conduta com respeito a estes casos, evitando deste modo que fosse levada a julgamento.

A forma como os anciãos e a Organização lidaram com este caso, é bem semelhante ao que foi trazido ainda nas semanas anteriores sobre outro caso, em que anciãos recusaram prestar depoimento mesmo estando debaixo da ordem do tribunal para o fazer, por um caso de abuso sexual. 1

Todos estes casos, bem como centenas de outros, revelam um padrão de comportamento imoral por parte de uma organização que afirma defender as suas crianças e protegê-las de predadores sexuais. Se este é o melhor tipo de protecção que podem oferecer, Deus tenha misericórdia destas crianças e de seus pais!

Não nos podemos esquecer também que não são apenas as crianças nas congregações que estão em perigo quando um pedófilo ou predador sexual é encoberto na congregação. É requerido que cada Testemunha de Jeová pregue as “Boas Novas do Reino” de porta-em-porta.

Mesmo sendo uma pessoa com tal cadastro é requerido que continue a participar das atividades religiosas semanais da congregação, o que inclui acima de tudo a pregação. Por mais precauções que os anciãos tomem e/ou admoestações dêem a tal pessoa, ainda assim, a sociedade em geral poderá estar a receber em seus lares um potencial abusador de crianças.

Também os jovens e crianças que acompanharem tal indivíduo na pregação, poderão tornar-se presas fáceis de alguém com tais motivações. Imaginem por exemplo, numa saída ao campo um servo ministerial que desconhece o cadastro do “irmão”, mandá-lo sair com um menor de idade ou mesmo adolescente.

É impossível que isso aconteça? Infelizmente não. Nem sempre nas saídas ao campo estão anciãos para supervisionar e mesmo que existam anciãos, muito provavelmente nem todos no corpo de anciãos saberão de todos os pormenores relativos ao “irmão”. Em muitos casos e também nestes, apenas a comissão que tratou do caso sabe o que está envolvido e muitas vezes os restantes anciãos do corpo desconhecem o potencial perigo existente em seu meio.

Podemos assim entender, como as congregações se podem tornar aquilo que alguns têm designado como um “paraíso para pedófilos”. E o mais triste é que a maioria das Testemunhas de Jeová (até mesmo anciãos), acabam por “estar a leste” de como são resolvidos tais assuntos, a menos que se vejam envolvidos neles.

E a sua crença inabalável na Organização, acreditando que ela zela pelo melhor interesse de seus membros, leva as pessoas a confiarem cegamente nela, e mesmo quando surgem tais casos nas notícias (cada vez mais), acabam por descartar tais notícias como mentiras satânicas, promovidas pelos inimigos de Jeová: os apóstatas.

É por isso que a hipocrisia da Organização é tão deplorável! Ela sabe que as notícias são verdadeiras. Ela sabe que a sua política tem sido nefasta para centenas de vítimas (senão milhares). Mas continua a apregoar que a sua política neste respeito é a melhor que existe e que é adequada.Que não é semelhante à Igreja Católica ou outras religiões da cristandade. Ela faz isso, enquanto tenta varrer para debaixo do tapete centenas de casos em litígio e o mau nome que tem sido dado a conhecer através de programas, tais como o da BBC em 2002, Panorama, com o título “Sofrem as criancinhas” e outros similares desde então.

Como ancião, nunca me confrontei com tais casos de abuso sexual e creio que a maioria nunca se confrontou ou confrontará. Apenas um pequeno número de anciãos é designado para tais casos e muitas vezes são criadas comissões pelo próprio Betel para tratar destes assuntos melindrosos, longe do conhecimento e olhares exteriores.

Mas para todos os anciãos que conhecem tais casos ou que participam neles...

Para todos aqueles que ainda se virão a confrontar com tais casos...

Deixo aqui o meu apelo: Denunciem! Denunciem! Denunciem!

Quem valorizar uma designação “teocrática” acima da segurança daqueles que estão aos vossos cuidados, a quem estará a agradar? Será a Jeová? Ou será ao seu Opositor?

Quem acham que se agradará mais de que predadores sexuais continuem encobertos dentro das congregações, sempre prontos a satisfazerem os seus desejos perniciosos e a destruírem a vida de crianças inocentes?

Quer na lei mosaica, quer no primitivo cristianismo, os mais indefesos eram tratados com preocupação e carinho. O próprio Deus havia dado leis que mostravam tal preocupação para com o órfão, a viúva e o atribulado e pobre. E existem diversas outras passagens que demonstram tal preocupação amorosa (Êxodo 22:22, 23; Deuteronômio 24:19-21; Salmo 146:9; Salmo 72:12, 13; Tiago 1:27; Tiago 2:5, 6, 15, 16; Gálatas 2:9, 10; Atos 4:34, 35).

Hoje a Organização das TJ, para além de não demonstrar a mesma preocupação para com estes, apesar de todos os bens e riqueza material que possui, ainda toma medidas que não levam em conta aqueles que dentro da congregação poderão ser uma séria ameaça ao bem-estar físico dos mais desprotegidos - as crianças. E acaba por fazer o inverso!

Quando se tratam práticas criminosas como meros pecados derivados da imperfeição humana, a Organização retira àqueles a quem Deus deu o direito alienável de usar a “espada”, a possibilidade de estes (autoridades que derivam seu poder do Estado), a possibilidade de protegerem, punirem e “vingarem” essas mesmas práticas nocivas para a sociedade.

  • Como ficará a sua consciência sabendo destes casos em primeira mão e escondendo-os das autoridades e de seus irmãos na congregação?

  • Como poderá dormir descansado, quando sabe que pais despreocupados poderão deixar seus queridos filhinhos ter associação com homens (e por vezes mulheres) que poderão ser como “lobos vorazes” no meio do rebanho?

  • Acredita mesmo que Jeová Deus apoiaria tal atitude igual a Pilatos, como se você dissesse a Deus que a culpa não é sua, mas apenas cumpre ordens da autoridade instituída?

  • Será que os profetas e homens de Deus no passado pensaram assim ao verem os príncipes e autoridades religiosas dos seus dias seguirem um proceder que envergonhava a Deus e trazia “mau cheiro” ao próprio Deus?

Pensem também:

  • Caso tenha ou venha a ter filhos, gostaria de permancer na ignorância, sem saber que seu filho ou filha poderá tornar-se uma vítima em potencial de um predador sexual?

  • Se não gostava de estar nesta situação, como pode encarar essa mesma situação em relação aos outros pais? É isso justo? Amoroso? Espiritual?

  • Será que a obediência a uma autoridade religiosa como a Watchtower, merece que você viva com culpa de sangue quando um caso destes ocorrer com o seu conhecimento e nada fizer?

  • É o seu amor à verdade, superior ao amor que tem pelo seu cargo? Superior ao bem-estar e à segurança daqueles a que tem a seu cargo como pastor?

Espero que quem estiver neste papel, reflita nestas palavras e pondere bem qual o seu papel diante de Deus. Afinal, no fim, todos nós seremos julgados individualmente segundo as nossas ações e não poderemos alegar que o que fizemos foi devido a uma suposta autoridade religiosa. Certamente que muitos irão alegar isso mesmo, mas não é difícil prever o desfecho do julgamento divino (Romanos 14:10-12). Afinal, Deus quer que usemos as nossas faculdades mentais ao seu serviço, bem como as qualidades de um pastor que cuida amorosamente do seu rebanho e o defende incondicionalmente de todos os perigos. Encara a si mesmo como este tipo de pastor?

1- http://testemunhasdejeova.forumeiros.com.pt/t2038-revelado-video-que-comprova-o-conhecimento-por-parte-da-watchtower-de-abuso-sexual

2 - http://testemunhasdejeova.forumeiros.com.pt/t2015-mais-um-escandalo-de-pedofilia-envolvendo-anciaos-que-se-recusam-a-colaborar-com-as-autoridades-ingles

Artigos em Destaque
Artigos Recentes
Arquivo
Pesquisa por  Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 Ex - Testemunhas de Jeová em Portugal

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • google-plus-square
bottom of page